Política

Ministro volta a Cuiabá para combater mosquito aedes aegypti; 2ª visita de Kassab em duas semanas

_DSC4888O ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD-SP), vem a Cuiabá neste sábado (13) para uma ação de combate ao mosquito aedes aegypti. O evento começa às 8h, no Ginásio Dom Aquino, e faz parte da mobilização nacional contra o mosquito causador da dengue, chikungunya e zika. Devem participar do ato o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), e o governador Pedro Taques (PSDB).

Essa é a segunda visita que Kassab faz a Cuiabá em menos de duas semanas. No dia 4, ele veio discutir projetos para Mato Grosso e receber demandas dos consórcios intermunicipais. A visita foi fruto da interlocução do vice-governador Carlos Fávaro (PSD), que é presidente do partido em Mato Grosso.

“A vinda do ministro em menos de uma semana praticamente mostra a importância que Mato Grosso tem e aumentam as possibilidades da implementação de políticas públicas para os nossos municípios. Estamos trabalhando firme junto ao ministro para consolidar isso”, afirmou Fávaro.

Desta vez, porém, o vice-governador não estará na capital mato-grossense para receber o ministro, pois tem um compromisso familiar fora do estado. No entanto, Fávaro ligou para Kassab comunicando a ausência e externou a importância da união de forças para combater o mosquitoaedes aegypti.

Combate ao mosquito

O ministro, o prefeito e o governador devem participar da vistoria que será feita no bairro para combater focos do mosquito. Segundo a prefeitura, a mobilização contará com 300 soldados do Exército, 100 bombeiros, 20 agentes da Defesa Civil, 110 agentes de combate a endemias e 104 agentes comunitários de saúde.

Somente no bairro Dom Aquino, a meta é visitar 5 mil imóveis. Segundo a Secretaria de Saúde de Cuiabá, somente este ano já foram notificados 37 casos de zika e 10 de dengue. A ação conta ainda com a participação das secretarias de Ordem Pública, Obras Públicas, Serviços Urbanos, que fazem a notificação e multa dos imóveis onde são encontrados possíveis criadouros e o recolhimento do lixo e entulho.

Mobilização nacional

A mobilização nacional contra o mosquito Aedes aegypti foi proposta pelo governo federal e será realizada em quatro etapas, em todo o Brasil. A primeira, a capacitação dos militares, vem acontecendo desde o inicio do mês de janeiro.

Neste sábado será o “Dia do Esclarecimento”,  o foco das ações será a  orientação dos moradores com entrega de panfletos explicativos. O combate aos possíveis criadouros com aplicação de larvicida e inseticida  está previsto para os dias 15 e 18 deste mês e, no dia 29, a campanha será levada para as instituições de ensino.

Em Cuiabá também já estão definidas ações nos bairros Cidade Alta, no dia 18; Dr. Fábio I  e II, nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro e Santa Isabel nos dias 3 e 4 de março. Nesses bairros, serão visitados mais de 8 mil imóveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *