Polícia

MP define estratégias de combate a corrupção

MPO Ministério Público do Estado de Mato Grosso, em conjunto com o Governo do Estado e Ministério Público Federal deram início na noite desta quinta-feira (27.08) ao curso “Estratégia Nacional de Combate à Corrupção – Operação Lava-jato”. A programação terá encerramento nesta sexta-feira (28.08) com Ato de apresentação de 10 medidas contra corrupção.

O evento é voltado aos promotores de Justiça, procuradores da República, Delegados de polícia, Juízes de Direito, Desembargadores, policiais civis e militares e servidores públicos da área de inteligência do Estado.

Durante cerimônia de abertura do curso, o procurador-geral de Justiça, Paulo Roberto Jorge do Prado, ressaltou a importância de agentes públicos e operadores do direito trabalharem em conjunto em combate ao crime organizado. Prado ressaltou ainda a união de esforços e o crescimento do Ministério Público Brasileiro no combate a corrupção. “Em Mato Grosso fortalecemos primeiramente o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado. Hoje o Gaeco possui em seu quadro 4 promotores de Justiça, dois delegados de polícia altamente qualificados, dois oficiais da PM, além de policiais civis e militares. Procuramos também fortalecer as promotorias do patrimônio público, da Ordem Tributária e o Centro de Apoio as Promotorias. Penso que a união de esforços dos órgãos estatais no combate à corrupção é o maior anseio da sociedade, que se vê refém de tantos desvios de recursos públicos e que prejudicam sobremaneira a Justiça social”, enfatizou o PGJ.

A procuradora da República Janice Ascari proferiu palestra sobre o “Combate a Corrupção Perante os Tribunais”. Em sua fala, a procuradora ressaltou a importância de se promover constantemente a troca de experiências. ‘O Ministério Público Brasileiro é uno e indivisível, todo o trabalho desenvolvido por procuradores da República, e promotores de Justiça é de igual importância. Iremos lançar em conjunto uma campanha com 10 medidas contra corrupção, são propostas legislativas que serão explicadas a sociedade e que irão depender do recolhimento de 1 milhão e 500 mil assinaturas, nosso objetivo é criar projetos de Lei de iniciativa popular que ajudem a combater a corrupção, mal que assola o país”.

Já o governador do Estado, Pedro Taques, disse que a atual gestão está voltada para ações de fiscalização, em todas as esferas. “Uma causa que nos une é a do combate a corrupção. A corrupção mata por falta de hospitais, por falta de estrada. A corrupção rouba o futuro dos mato-grossenses. Mato Grosso foi desrespeitado e ofendido. Temos uma responsabilidade muito grande nesta luta combate”, destacou Taques.

Durante esta sexta feira outras palestras serão ministradas, são elas : Questões Polêmicas e Nulidades em Grandes Investigações, Técnicas de Investigação e Produção de Provas no Combate a Corrupção, Técnica de Investigação na Operação Lava-Jato e Colaboração Premiada.

FolhaMax

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *