O Brasileiro não sabe votar
Dizem que seu voto é importante e que é a base da mudança deste pais. Dizem que você precisa escolher bem os seus representantes. O único problema é que, no Brasil, nós nunca tivemos representantes.
Todos os anos é a mesma coisa. Políticos profissionais revezam cargos, chapas e candidaturas. Trata-se de um círculo tão vicioso que, qualquer um que tenha boas intenções para com a política, acaba desistindo na primeira candidatura.
Os partidos corrompem. Para entrar, ou o cidadão se enquadra ou sai. E como no Brasil a candidatura só é viável através de uma filiação partidária, por mais imparcial que seja, o candidato já começa sendo obrigado a se comprometer com acordos eleitorais.
Enquanto a nossa política for dominada por caciques partidários, pensar em mudanças é pura utopia. Seja nos municípios, estados ou mesmo nas eleições presidenciais, o que se repete é o rodízio entre políticos profissionais, ou, no máximo, a imposição de seus filhos, netos e laranjas de confiança.
A única solução para a mudança é a educação, pois ela liberta. Consciência política não é filiação a partido. Pelo contrário, beira a alienação.
Sem nenhum estudo realizado, me atrevo a afirmar que o retrato do comentário feito no vídeo acima, se reflete em quase todos os estados do Brasil. Portanto, se nós brasileiros nunca votamos certo, é porque sempre, ou quase sempre, nos falta a opção.
Wenderson Wanzeller