DestaquesVariedades

PlanMob de Barra do Bugres está concluído

O PlanMob (Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Barra do Bugres), criado pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Controle, e elaborado em parceria com o professor mestre Erick Melo do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unemat – Campus Deputado Rene Barbour, foi apresentado durante Audiência Pública, na noite desta segunda-feira, 19, no auditório do Paço Municipal.

O evento contou com as participações dos secretários de Planejamento, Valdinei Paulino, Fernando Lopes de Governo, do presidente da Câmara, Jonas Manoel de Souza e o vereador João Luiz, além de arquitetos e acadêmicos de arquitetura.

O presidente do Legislativo Municipal, Jonas Manoel de Souza, autor do projeto de municipalização do trânsito, salientou que a Câmara está pronta para aprovar o projeto da Mobilidade Urbana na totalidade de sua essência, o qual irá nortear as melhorias na sede e distritos de Barra do Bugres. “Com PlanMob aprovado, o município poderá pleitear recursos em diversos órgãos e implementar várias ações “, concluiu.

Para Valdinei Paulino, secretário de Planejamento, Orçamento e Controle, idealizador do projeto disse que a cidade cresceu, ao longo dos anos, de forma desordenada. A atual gestão buscou com a Unemat uma parceria para desenvolver um plano de ações para nortear o crescimento de forma organizada. Após a aprovação pela Câmara, diversas ações deverão ser realizadas. Uma delas é melhorar nossas sinalizações e vias para que os moradores possam ter uma boa mobilidade no dia-dia.

Erick Melo destacou que foi feito um diagnóstico pelos acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo e bolsistas, Alessandra Borges, Tatiane Giuriati e Thaize Vaz, mantidos pela Prefeitura. O autor do projeto disse que foram abordados os eixos temáticos do plano, que contemple a cidade e que priorize, principalmente, o pedestre e ciclista da cidade de Barra do Bugres, com a orientação do tráfego urbano, sinalizações horizontal e vertical, e trazer uma qualidade de melhor, dentro de um conceito de mobilidade sustentável. “Foram feitos tudo aquilo que a lei e a política nacional de mobilidade urbana pedem”, finalizou.

Fonte: Assecom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *