Destaques

PM apreende mais de 800 quilos de pescado em Cáceres (MT)

pescado_300p - CópiaAproximadamente 804 quilos de pescado foram apreendidos pela Polícia Militar Ambiental na ultima sexta-feira (1º) em Cáceres, município a 250 quilômetros de Cuiabá, durante fiscalização em duas empresas que funcionam em uma tradicional feira pública. A maior parcela, 796 quilos, estava guardada em freezers de um açougue.

De acordo com o comandante da Companhia de Proteção Ambiental do município, 2º tenente PM Thássio Matheus Alves, havia sinais de que a captura das diferentes espécies tenha ocorrido por métodos proibidos. “Houve uma denúncia de que tinha pescado lá e que foi capturado por ‘ligeirinho'”, disse o militar ao G1. A técnica consiste em amarrar mais de um anzol na linha, em conjunto com uma chumbada pesada, de forma a facilitar a captura.

À lista das espécies apreendidas pela polícia estão pintado, piraputanga, cachara. Durante a primeira etapa da ação, realizada em uma peixaria, os policiais acusaram divergência entre os peixes declarados nas chamadas Declarações de Pesca Individual (DPI) da compra. Questionada sobre a diferença, a proprietária do estabelecimento disse não emitir notas fiscais para todas as vendas realizadas.

Enquanto realizava a inspeção, outra denúncia anônima feita aos militares indicou que mais peixe estaria sendo guardado noutra empresa: o açougue onde estavam os quase 800 quilos. A vistoria foi acompanhada pelo advogado da proprietária, segundo a PM.

Todo o pescado apreendido, junto com cinco freezers, duas caixas de isopor onde estavam acondicionado 796,900 quilos de pescado de diversas espécies foram encaminhados para a Companhia de Policia Ambiental do município. Em situação de flagante, a dona da peixaria foi presa e levada para a Polícia Civil, onde o caso será investigado.

Ela deve ser autuada e responder criminalmente pela infração contra o meio ambiente, sendo enquadrada nos artigos da Lei 9.605/98.

Apenas neste primeiro semestre do ano, as apreensões de pescado realizadas na área de atuação da 4ª Companhia totalizou 1.473 quilos, mais de mil vezes acima dos 109 quilos do igual período do ano passado.

Até junho, os policiais também apreenderam 15 redes de pesca, 39 tarrafas, 162 materiais diversos para pesca e dez embarcações.

 

 

 

 

G1 MT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *