Polícia

Polícia apreende 140 kg de pescado ilegal em MT

peraPoliciais da 2ª Companhia de Polícia Militar Ambiental, sediada em Rondonópolis, apreenderam 138,7 quilos de pescado de quatro espécies. Além de pacu, pintado e cachara, foram encontradas 12 unidades de dourado, totalizando 62 quilos, peixe cuja pesca está proibida mesmo fora do período da piracema.

A apreensão ocorreu no final da tarde de segunda-feira (05), durante patrulhamento fluvial no Rio Vermelho, nas proximidades da região conhecida como “Ponte de Pedra”.

De acordo com o registro policial, a carga estava à margem do rio, escondida em uma área de mata ciliar. As suspeitas são de que os pescadores perceberam a aproximação da equipe da PM Ambiental e fugiram às pressas, abandonando o pescado.

Em outras regiões do Estado, policiais das unidades que integram o Batalhão de Proteção Ambiental prosseguem com patrulhamento e outras ações para reprimir a pesca predatória, especialmente durante a piracema, que é a época de reprodução dos peixes.

Na Baixada Cuiabana, por exemplo, a PM Ambiental intensificou o patrulhamento nas áreas ribeirinhas do Praeirinho, Passagem da Conceição, Fazendinha, Bonsucesso, Praia Grande, Pai André, Valo Verde, MT-040 (trevo Santo Antônio de Leverger), entrada de Nossa Senhora do Livramento, Ponte dos Imigrantes e Barra do Rio Branco.

O patrulhamento prossegue ainda no Rio Paraguai, com fiscalização na Barra do Sepotuba, Paraguaizinho, Rio Bugres, Barra do Cabaçal, entre outras regiões.

Piracema

Em Mato Grosso, o período de defeso 2015/2016, quando a pesca fica proibida para garantir a reprodução dos peixes, ficou estabelecido entre 1º de outubro de 2016 e 31 de janeiro de 2017 em todos os rios das Bacias Hidrográficas do Paraguai, Amazonas e Araguaia-Tocantins.

Somente a pesca de subsistência, ou seja, para alimentação de ribeirinhos, sem fins comerciais, está permitida. Para cada pescador está fixada uma cota diária de três quilos e um exemplar de qualquer peso, respeitados os tamanhos mínimos de captura estabelecidos pela legislação para cada espécie.

Pelo disque-denúncia da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), 0800 65 3838, e da Polícia Militar, 0800 65 3939, a população pode informar a ocorrência de crimes ambientais.

HíperNotícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *