DestaquesPolícia

Polícia prende em MT foragido de operação contra facção criminosa chefiada de dentro da cadeia

Operação também cumpriu mandados de prisão e busca e apreensão em Goiás e no Paraná. Ao todo, 37 pessoas foram presas e duas continuam foragidas.

presosbarraUm dos três foragidos da operação 10º Mandamento, deflagrada na quarta-feira (14), foi preso pela Polícia Militar em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, nesta quinta-feira (15). Bruno Araújo da Silva, de 24 anos, é um dos alvos da operação que visa prender membros de uma facção criminosa chefiada de dentro da cadeia.

Ao todo, foram emitidos 39 mandados de prisão, dos quais 24 estavam já presos em unidades prisionais de Mato Grosso, Paraná e Goiás. Também foram expedidas 13 buscas em apreensão domiciliar. Dois investigados continuam foragidos.

De acordo com a Polícia Civil, as investigações que resultaram na operação duraram 18 meses. Nesse período, foi identificado que os criminosos agiam de forma articulada para cometimento de crimes ordenados de dentro de unidades prisionais do estado.

As investigações iniciaram em Barra do Garças, quando ações delitivas foram orquestradas por essa organização criminosa contra órgãos da Segurança Pública, como foi o caso de incêndio das viaturas do Sistema Socioeducativo.

De acordo com a polícia, a facção também seria responsável por comandar disparos de arma de fogo na 1ª Delegacia de Polícia e da Delegacia da Mulher de Barra do Garças em maio de 2016, pichações na cela do prédio do Fórum de Barra do Garças e outros locais públicos.

Além disso, eles são apontados como os responsáveis por ordenar o ataque a casa de um agente penitenciário daquele município, com o uso de coquetel conhecido como “Molotov”.

Mandados de prisão
Os mandados de prisão foram expedidos pela 7ª Vara Criminal de Cuiabá contra 24 integrantes da facção criminosa que estavam presos e 15 soltos. As ordens de prisão foram cumpridas em Barra do Garças, Rondonópolis, Água Boa, Cuiabá, Paraná e Araguarças (GO).

Fonte: G1-MT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *