Política

Prefeitos de Barra do Bugres e Tangará se une para resolver a questão do Lixo Urbano

Os prefeitos de Barra do Bugres e Tangará da Serra, Júlio César Florindo e Fabio Junqueira, decidiram unir esforços e encontrar uma solução definitiva para a destinação do lixo urbano produzido nos dois municípios.

A definição da atuação conjunta ocorreu na tarde desta quarta-feira (18), durante reunião entre os dois prefeitos na Prefeitura de Tangará da Serra, contando com a participação de um grupo de empresários do segmento com a intenção de uma possível instalação de um aterro no município de Tangará da Serra.

O objetivo da reunião foi uma forma encontrada pelos prefeitos de buscar alternativas que regularize de uma vez por todo o aterro sanitário em Tangara da Serra, mas que também atendam a legislação sem gerar passivos ambientais futuros, conforme discutida pelo empresário Fausto Moura, que na oportunidade disse estar confiante na possível implantação do aterro que além dos dois municípios possa atender a demanda de toda região.

De acordo com o prefeito Julio Florindo, o município de Barra do Bugres não contam com nenhuma estrutura para realizar a coleta seletiva e destinação do lixo urbano do município. “Nós temos muitas dificuldades por nossa cidade ser muito próxima de área indígena, nascente de rios e aeroporto. A lei nos determina que devemos instalar esse aterro pelo menos 10 km de distância e não tem como, porque somos cercados pelos rios” disse Florindo, destacando que o município conta com diversas ação judicial determinando a retirada do lixão em Barra do Bugres.

Para o prefeito de Tangará da Serra, Fabio Junqueira, os problemas dos municípios são a falta de planejamento adequado para o desenvolvimento adequado para a população.  A situação do seu município não é diferente dos demais, há poucos dias o Ministério Público solicitou do órgão competente a assinatura de um TAC – Termo de Ajuste de Conduta, exigindo o funcionamento do aterro que conta no município no prazo de 30 dias.

Tangará da Serra, conta com a coleta seletiva do lixo urbano através de uma cooperativa, bem como o aterro sanitário implantado no ano de 2004, mas esta trabalhando sem o licenciamento do aterro sanitário devido ser próximo ao aeroporto da cidade.  O aterro sanitário de Tangará da Serra, esta há oito quilômetros do centro da cidade, atualmente recolhe algo em torno de 60 toneladas por dia de resíduos.

Fonte: Barra1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *