Prefeitos mato-grossenses debatem crise financeira dos municípios
Prefeitos de Mato Grosso participarão de encontro que está sendo realizado em várias regiões do país com o objetivo de apresentar aos gestores a pauta política e as alternativas para o enfretamento da crise. O encontro é organizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) em parceria com a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). A terceira etapa do “Diálogo Municipalista – Caminhos para enfrentar a crise”de Mato Grosso acontece nos dias 14 e 15 de agosto no Thermas Hotel Marihá, em Juscimeira.
De acordo com a CNM, é necessário unir forças para encerramento dos dois últimos anos de mandato e fortalecer o compromisso de cada gestor municipal com o movimento municipalista.
O presidente da AMM, Valdecir Luiz Colle, Chiquinho, destacou que a administração municipal enfrenta uma série de desafios e é necessário debater as alternativas para que os prefeitos possam minimizar as dificuldades e atender as demandas da população. “O tema deste ano é de interesse de todos os gestores, pois os municípios precisam ampliar as alternativas para combater a crise financeira, que limita a capacidade de investimento do poder público municipal”, assinalou.
O evento vai tratar de relações federativas e outras práticas que podem contribuir para o desenvolvimento e a superação, em parte, da crise enfrentada pelas prefeituras. A proposta é trabalhar na construção de uma nova realidade, com base nas reivindicações prioritárias. “Vamos tratar das dificuldades causadas pela adoção desse sistema federativo desigual e injusto. O Diálogo é uma oportunidade para tirar dúvidas e obter informações que ajudem na administração e no desenvolvimento dos municípios”, afirmou o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.
Além da capacitação e de receberem orientações e dicas, os prefeitos, vices, vereadores e secretários participantes farão parte de debates estratégicos. O objetivo é nortear as ações da CNM e formular a pauta de reivindicação do movimento municipalista para os próximos anos.
A abertura será as 9 horas do dia 14, seguida por um amplo debate sobre o movimento municipalista. A programação da tarde destaca uma palestra do Sebrae e uma discussão sobre as alternativas para enfrentamento da crise. No dia 15 o início será as 9 horas com uma apresentação sobre o compromisso com a gestão. A partir das 14 horas, a programação contará com apresentações da equipe da AMM. As inscrições podem ser feitas através do site www.dialogo.cnm.org.br
AMM e CNM são parceiras na realização de eventos municipalistas. No ano passado a CNM reuniu os gestores de Mato Grosso para o Seminário Nacional Relativo à Inspeção Agropecuária. Ainda em 2013, equipe da CNM se reuniu, na Associação, com representantes de entidades regionais que lidam com as pastas de Assistência Social, Educação e Saúde, nas prefeituras. A AMM e os prefeitos de Mato Grosso também participam ativamente das mobilizações nacionais pelo atendimento da pauta municipalista, como a Marcha a Brasília, entre outros eventos.
Caldeirão Politico