Professora de Barra do Bugres apresenta trabalho no México
A professora do campus de Barra do Bugres, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Daise Lago Pereira Souto, apresentou o trabalho intitulado “O uso de vodcasts na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral: o ponto de vista dos alunos” esta semana na XIV Conferência Interamericana de Educação Matemática que é realizada a cada três anos com a participação de grandes pesquisadores de Educação Matemática do mundo todo.
Este ano a conferência está sendo realizada em Tuxtla Gutierrez, Chiapas (México) pelo Comitê Interamericano de Educação Matemática (Ciaem), organização associada à Comissão Internacional de Instrução Matemática, fundada em 1961 com o propósito de melhorar o ensino e a aprendizagem da matemática nas Américas. O evento encerrou nesta quinta-feira (7).
“Aprovar e apresentar um trabalho em um evento dessa envergadura é um modo de legitimar a qualidade das pesquisas que nós professores da Unemat desenvolvemos. Além disso, é uma forma meritocrática de colocar a nossa universidade no cenário internacional”, destacou Daise Souto.
De acordo com Daise Souto o objetivo da pesquisa apresentada foi a investigação, com base nos argumentos dos alunos do curso de licenciatura em Matemática da Unemat/Barra do Bugres, do modo como os vodcasts podem contribuir para a produção de conhecimento nas disciplina de Cálculo Diferencial e Integral.
“O termo vodcasts deve ser entendido como uma forma de publicação de vídeos na internet, cuja captura de imagens é feita por uma câmera”, explicou Daise que ainda afirmou que os resultados da pesquisa apresentada indicaram que os vídeos compartilharam com o professor papéis importantes no processo de produção de conhecimento.
O livro ‘Transformações Expansivas na produção Matemática On-line’ da professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) que ganhou o ‘Selo Cultura Acadêmica’ em julho de 2014, acaba de ser lançado pela Cultura Acadêmica.
Daise Souto é docente da Unemat nas modalidades presencial e a distância, doutora em Educação Matemática pela Unesp de Rio Claro, mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul (Unijuí), especialista em métodos estatísticos e licenciada em Matemática, com habilitação em Física, pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Autora do livro “Transformações Expansivas na produção Matemática On-line” que ganhou o “Selo Cultura Acadêmica”. Sua principal linha de pesquisa é a Educação a Distância online. Membro do Grupo de Pesquisa em Informática outras Mídias e Educação Matemática (Gpimem).
Fonte: Assessoria