Destaques

Pulverização cumpre controle da dengue em Barra do Bugres

Dengue BBA Prefeitura de Barra do Bugres através da Vigilância Sanitária vem realizando pulverização em residências da cidade onde foram registradas ocorrências da doença, ou seja, onde a pessoa que estava enferma procurou uma Unidade de Saúde e os procedimentos diante da suspeita da doença foram realizados e a ação registrada pelos funcionários do Posto de Saúde.

A Coordenadora do Departamento de Vigilância em Saúde explica que para que a ação somente é realizada quando a pessoa, diante da suspeita de dengue, procura o Posto de Saúde de seu bairro e realiza os exames com o médico. Havendo essa notificação, a informação é repassada à Vigilância Ambiental ou Vigilância Sanitária que mapeia em seguida os nove quarteirões em volta da residência onde foi confirmada a doença para que seja realizada a pulverização. “Por isso é importante que a pessoa que estiver com suspeita de dengue, que procure logo uma Unidade de Saúde para que os exames possam ser realizados. Nós só realizamos esse procedimento quando existe essa notificação”, explicou Mara.

Em Barra do Bugres houve registros de 18 notificações e 6 casos confirmados. “Em nove quarteirões em volta de cada residência onde ocorreram esses seis casos confirmados estamos pulverizando, ou seja, estamos dedetizando visando a prevenção”, informou.

A vigilância Sanitária realizou visitas em centenas de residências da cidade onde os proprietários autorizaram ou permitiram a entrada dos vigilantes em suas casas para que fosse feita uma varredura de locais propícios para a reprodução do mosquito. “As pessoas tém que estar com a consciência de responsabilidade. Cada um deve cuidar do seu quintal para que não haja possibilidade proliferação do mosquito e assim evitar o pior. Embora não estejamos com índices alarmantes da doença é sempre bom cuidar”, disse Julio Florindo, Prefeito de Barra do Bugres.

A ação, não só das prefeituras, mas também do Governo Federal, visa diminuir os casos de dengue que vem alcançando índices alarmantes em alguns municípios. Comum nesta época do ano, a dengue vem tirando o sossego de quem não cuida para que se evite locais onde o Aedes Egypt possa depositar suas larvas. Pneus em posição que possa acumular água, latas com a abertura para cima, garrafas de cerveja refrigerantes, poça de água e outros locais que devem ser observados pelos proprietários de residências.

Fonte: Assecom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *