Destaques

Quatro frigoríficos fecham e demitem em MT

frigorificoA diminuição na oferta de bovinos para o abate em Mato Grosso eleva a ociosidade dos frigoríficos. Desde o início do ano, 4 indústrias foram fechadas ou paralisadas, segundo o Sindifrigo.

A última unidade que teve as operações suspensas foi uma do Frialto, em Sinop. As demais estão situadas em São José dos Quatro Marcos (JBS) e duas em Rondonópolis.

Com essa nova parada, sobe para 16 o número de frigoríficos aptos à exportação e que estão fechados. Em outubro passado foi fechado um frigorífico da JBS em Vila Rica. “Os frigoríficos estão com uma capacidade ociosa muito grande e isso dificulta a sustentação das empresas”, expõe o presidente do Sindifrigo, Luiz Freitas. “Muitos que têm mais de uma unidade, como é o caso agora do Frialto – que tem 3 unidades em Mato Grosso, localizadas também em Matupá e Nova Canaã do Norte – concentra o abate em menos indústrias”.

Na planta de Sinop eram abatidos cerca de 700 bovinos por dia. Segundo Freitas, a empresa optou pela paralisação temporária pela insuficiência de matéria-prima. “Não dá para saber se outras indústrias serão fechadas, vamos aguardar para ver como ficará”.

Segundo o Imea, no 1º quadrimestre deste ano foram utilizados 39,38% da capacidade industrial frigorífica instalada em Mato Grosso. No ano passado, a média para o mesmo período se manteve em 46,52%.

Em abril, o índice caiu para 35,54%, abaixo da média verificada em março, de 37,15%. Com o fechamento de 3 dos 4 frigoríficos em Mato Grosso este ano, cerca de 1,5 mil colaboradores ficaram desempregados.

Na unidade da JBS, em São José dos Quatro Marcos, foram dispensados repentinamente 650 funcionários, segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT). A unidade do Frialto em Sinop operava com o apoio de aproximadamente 600 funcionários. Os responsáveis pela empresa não foram localizados para comentar a medida adotada em relação aos trabalhadores.

FolhaMax

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *