Riva e Éder deixam sede da PF e vão para Brasília
Presos nesta terça-feira (20) pela Polícia Federal, durante a quinta fase da Operação Ararath, o ex-presidente da Assembleia Legislativa, José Riva e o ex-secretário de Estado, Éder Moraes, deixaram a sede da PF agora pouco. Eles estavam escoltados por cinco viaturas e foram levados para o Aeroporto Marechal Rondon.
Lá eles embarcam uma aeronave da FAB rumo à Brasília, onde ficarão a disposição da Justiça.
Ambos preferiram não se manifestar sobre a prisão. Riva deixou a sede da PF cabisbaixo. Já Éder sorriu e acionou para a imprensa. Nos bastidores, a informação é de que ele irá contar tudo que sabe o esquema de lavagem de dinheiro envolvendo factorings em Mato Grosso.
Ainda não se sabe do que ambos são acusados. A Polícia Federal está proibida de falar sobre o assunto.
Operação
A operação deflagrada hoje resultou na prisão do ex-presidente da AL, José Riva e o ex-secretário de Estado, Éder Moraes. Vários mandados de busca e apreensão também foi cumpridos entre eles na casa e no gabinete do conselheiro Sérgio Ricardo e do governador Silval Barbosa (PMDB).
Vários empresários foram conduzidos coercitivamente a sede da Polícia Federal para prestar esclarecimento. As investigações são de possíveis crimes contra a administração pública e lavagem de dinheiro.
Mandados
O juiz da 5º Vara Federal de Mato Grosso, Jeferson Schneider, informou que decretou a busca e apreensão em favor de 59 investigados, dentre eles pessoas físicas e jurídicas, a condução coercitiva de 30 pessoas, a prisão preventiva de um investigado, uma prisão temporária e ainda recebeu a denúncia de quatro acusados.
Segundo ele, essas medidas cautelares foram proferidas no âmbito de dez inquéritos policiais, os quais compreendem a Operação Ararath, por meio de 23 decisões judiciais.
Ele confirmou ainda decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), em razão da prerrogativa de foro de alguns dos investigados.
Fonte: Mato Grosso Notícias