Política

Servidores do Detran paralisam para cobrar reajuste; governo cita reposição e diz que mantém diálogo

detranA paralisação de advertência dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) prevista para acontecer nesta quinta-feira (21) para exigir reposição integral de 6,22% mais ganho real no salário, em maio de 2015, deve atingir mais de 90% da categoria. A paralisação geral ocorrerá tanto na sede, quanto em todas as Ciretrans do interior do Estado e agências VIPs.

A projeção é da diretoria do Sindicato dos Servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Mato Grosso (Sinetran-MT), que considera imprescindível a unidade da classe para que o governo atenda às reivindicações. Apara para efeito de comparação, diretoria do Sinetran citou que houve aumento de 14% nas taxas cobradas e serviços prestados à população, embora o governo não consiga repor sequer 6,22%.

O Sinetran-MT explicou que houve deliberação de Assembleia Geral na terça-feira (19), quando os servidores do Detran-MT decidiram pela paralisarão das atividades por por 24 horas, em protesto à medida do gGoverno do Estado de recompor apenas 3,11% das perdas inflacionárias do INPC sobre os subsídios na data-base de maio/2015.

“O que está sendo imposto pelo Governo Estadual é uma afronta aos direitos dos servidores públicos e à obrigação constitucional e legal do Estado de cumprir com a reposição integral do INPC na data-base”, manifestou o Sinetran, em nota.

Outro lado

Governo do Estado de Mato Grosso informou, via nota emitida pelo Gabinete de Comunicação para o Olhar Direto, que mantém o diálogo com os representantes dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito e de todas as demais categorias.

“Em reunião realizada nesta terça-feira (19.05) entre o Governo do Estado e o Fórum Sindical, que contou com a participação de representantes do sindicato dos servidores do Detran, foi firmado o compromisso por parte do Governo estadual em apresentar uma proposta de reajuste salarial que atenda a reivindicação dos servidores. A nova proposta deve ser apresentada pelo secretário de Gestão, Júlio Modesto, ao Fórum Sindical na segunda-feira (25.05)”, apontou o GCom, na mesma nota.

O Gabinete de Comunicação esclareceu que o Governo do Estado concederá reajuste de 3,11% a todos os servidores estaduais, a partir da folha de pagamento do mês de maio.

“Além disso, o governador Pedro Taques concederá na integralidade a aplicação dos aumentos previstos nas leis de 11 carreiras estaduais, entre elas da Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, profissionais da educação e da saúde”, pontuou o GCom.

“Com essa decisão, o salário dos professores, por exemplo, receberá um acréscimo de 9,11%, já em maio; enquanto os profissionais da saúde terão aumento imediato de 3,11%, alcançando 10,61% em outubro”, completou a nota, do Gabinete de Comunicação.

Olhar Direto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *