DestaquesPolítica

Tapa-buracos cumpre 40% do município em sua 5ª vez na atual gestão em Barra do Bugres

20160329_090530Com 40% da cidade concluída, a operação tapa-buracos em sua 5ª edição no mandato do prefeito Julio Florindo vem cumprindo o seu papel nas ruas e avenidas da cidade de Barra do Bugres.

Considerado um trabalho de manutenção ininterrupta, nem sempre é possível manter uma certa periodicidade onde a natureza tem que ajudar para que em períodos de seca e sol intenso a equipe responsável cumpra o seu papel. “É necessário que o tempo esteja sem chuva por que qualquer umidade com certeza compromete o trabalho e se isso acontecer, significa prejuízo ao município, pois para realizar o serviço são comprados toneladas de emulsão, que é um produto caro, também é necessário a pedra brita e a mão-de-obra. Se a gente tapa um buraco hoje e o chão esteja úmido, com certeza em um mês, conforme a movimentação da rua, se for intensa, aquele buraco tapado estará aberto de novo, por que o desbaste ocorre rapidamente quando os carros passam e contribui para formação do buraco que incomoda motoristas e outros usuários daquela via pública. Quando chove, são necessário cerca de sete dias de sol para que o chão fique sem umidade novamente e possibilite que um trabalho de qualidade seja feito”, disse Rogério Gatto, Secretário de Viação e Obras Públicas de Barra do Bugres.

20160330_074248Para entendimento do público, para cada tonelada de emulsão comprada são gastos com recursos R$ 1.895,55, sendo que na última aquisição, segundo informou o Sr. Valdeci, responsável pela operação tapa-buracos, “Eu calculo, que para tapar todos os buracos da cidade é necessário 60 toneladas de emulsão”, disse Valdeci que informou ainda que em menos de 60 dias não tem como terminar de tapar todos os buracos por causa das chuvas, “… é no mínimo dois meses ainda pra terminar. Eu falo isso por que ninguém sabe quando irá chover. Aqui na Barra um dia tá sol outro dia tá um toró de água e aí nós temos que interromper o serviço e esperar secar de novo”, desabafou.

Toda a emulsão é descarregada na conhecida ‘fábrica de asfalto’ localizada na Rua voluntários da Pátria, onde toda a composição necessária para o tapa-buracos é misturada e, ficando pronta, carrega-se a caçamba e o ‘caminhão-pixe’ para iniciar os trabalhos.

Barra do Bugres, de acordo com levantamento realizado pelo Departamento de Engenharia da Prefeitura, possui hoje 486.652,75 metros quadrados de ruas e avenidas pavimentadas, onde 234.809 são no Centro e 247.843,75 nos bairros da grande Maracanã. Se encontram sem pavimentação cerca de 93 via públicas atualmente em Barra do Bugres.

A operação ‘Tapa-buracos’ já foi realizada 4 vezes durante a atual gestão em toda cidade, inteirando 5 vezes com esta última operação.

Da assessoria por Marcos Parada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *