Trânsito: Campo Novo do Parecis registra 391 acidentes e 25 mortes em 2013
Alta velocidade, dirigir sob efeito de álcool e falta de atenção, foram apontados pelo estudo como as principais causas de violência no trânsito.
Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde de Campo Novo do Parecis no Boletim Epidemiológico 2013. Dos 45 (55,55%) óbitos por causas externas como homicídio e suicídio, registrados no município no ano passado, 25 foram provocados por acidentes no trânsito de acordo com o Boletim Epidemiológico, apontando um acréscimo de 16,16% das mortes registradas em comparação ao ano de 2012, que foram de 39,39%.
As principais causas de violência no trânsito apontadas pelo estudo foram: Trafegar em alta velocidade, falta de atenção, dirigir sob efeito de álcool ou entorpecentes, inexperiência na direção e manutenção dos veículos.
Considera-se ainda, a falta de manutenção, conservação e sinalização das rodovias estaduais e federais, favorecidos pelo alto fluxo de veículos pesados, também responsáveis pelos acidentes graves ou fatais.
Em complemento aos acidentes de transportes registrados no município, estão os crimes cometidos no trânsito que coloca a vida do cidadão em risco, como: Dirigir sem habilitação, disputar corrida em via pública e conduzir veículo sob efeito de álcool, totalizando 97 casos registrado em 2013.
Os números de acidentes apontados pelo Boletim Epidemiológico 2013 da Secretaria Municipal de Saúde estão baseados nos Boletins de Ocorrências registrados pela Polícia Militar e Delegacia de Polícia Judiciária Civil de Campo Novo do Parecis. No entanto, o estudo adverte que em inúmeras situações, os cidadãos não registram as autoridades a violência sofrida, ficando assim, subnotificados, ou seja, o número de acidentes de trânsito no município pode ser maior do que foi apontado no Boletim Epidemiológico.
Parecis Net