Vereador de 1º mandato assume prefeitura
A partir deste domingo, 10, o presidente em exercício da Câmara de Cuiabá, Haroldo Kuzai (Solidariedade), 1º-vice-presidente, assume por 15 dias o comando da prefeitura de Cuiabá, já que o prefeito Mauro Mendes (PSB) sai de férias com a família por um período de 15 dias.
A informação foi confirmada pelo próprio prefeito Mauro Mendes, após coletiva onde anunciou novas medidas de corte nos gastos para fazer frente às dificuldades impostas pela crise econômica do Brasil.
Essa não é a primeira vez que Mauro Mendes sai de férias desde que assumiu a prefeitura de Cuiabá em janeiro de 2013, sendo que em 2014 o presidente da Câmara Municipal, Júlio Pinheiro (PTB), assumiu o mandato interinamente sem grandes atropelos.
Para que Kuzai pudesse assumir o Palácio Alencastro, o presidente da Câmara de Cuiabá, Júlio Pinheiro (PTB), também tirou um recesso de 15 dias e se encontra inclusive fora do país com a família.
Toda essa articulação foi no sentido de prestigiar o vereador Haroldo Kuzai, de primeiro mandato, que é representante da classe empresarial e já sinaliza não ter interesse em disputar um novo mandato, alegando estar decepcionado com a política partidária e o excesso de burocracia para se conseguir resolver os problemas.
Eleito inicialmente pelo PMDB com mais de 4 mil votos, uma votação de certa forma expressiva dentro do universo de Cuiabá, Haroldo Kuzai acabou indo para o Solidariedade e chegou a insinuar que poderia disputar as eleições para prefeito de Cuiabá neste ano, numa forma mais amena de sair por cima de uma carreira política ainda inexpressiva, apesar de nova.
Pelo acordo, caso Kuzai não dispute um novo mandato para a Câmara de Cuiabá, ele daria apoio ao atual presidente Júlio Pinheiro (PTB), que caminha para seu quarto mandato e tem pretensões futuras em disputar uma das 24 vagas para a Assembleia Legislativa ou das 8 vagas para a Câmara Federal em 2018, dependendo dos entendimentos políticos partidários.
MARCOS LEMOS
Diário de Cuiabá