Viaduto da Sefaz terá teste de carga e deve ser liberado no dia 30
O Viaduto Jamil Boutros Nadaf, também conhecido como o Viaduto da Sefaz, na Avenida do CPA, em Cuiabá, deve ser liberado para o trânsito no dia 30 de julho, segundo projeção da Secretária de Estado de Cidades (Secid).
Segundo o secretário Eduardo Chilletto, antes, porém, o elevado passará por testes de carga, para garantir a segurança dos motoristas.
O teste será realizado pela LSE Laboratório de Sistemas Estruturais, após a entrega da obra pelo Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, prevista para o próximo dia 20.
O prazo para entrega do relatório à Secid vai até o dia 29 de julho.
Conforme Chilletto, caso o viaduto ainda apresente algum risco à população, a obra sofrerá outra intervenção.
“Com base no resultado do laudo elaborado pela LSE, a liberação do Viaduto da Sefaz será realizada. Mas, caso haja necessidade de ainda ser feita alguma intervenção na obra, isso será solicitado ao consórcio”, afirmou.
Falhas e interdição
Em outubro de 2013, antes mesmo de ser inaugurado, o elevado já apresentava problemas na pavimentação.
Na época, foi constatada a má qualidade da obra, e o serviço realizado pelo Consórcio VLT sequer foi aprovado pela então Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa).
O consórcio foi obrigado a refazer a pavimentação e, posteriormente, a secretaria teve de alterar os materiais usados no serviço.
Apesar do problema, a obra foi inaugurada em fevereiro de 2014, mas, seis meses depois, a Secopa admitiu a falha no viaduto relativas às fissuras nas juntas de dilatação, e foi determinado a suspensão do tráfego no local.
Para solucionar as pendências estruturais, os trabalhos foram iniciados em fevereiro deste ano.
As obras de reparo foram divididas em 15 etapas e realizadas de forma conjunta.
Os gastos com o reforço estrutural estão sendo pagos pelo próprio Consórcio, que também é responsável pela obra do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
A obra
O viaduto da Sefaz tem 278 metros em formato de ferradura com 7,13 metros de altura em seu ponto mais alto.
A largura da pista do elevado varia de 9 a 11 metros, com duas faixas de circulação em sentido único.
A obra foi executada para solucionar o tráfego na região onde circulam em média cerca de 2,7 mil veículos por hora/sentido em horário de pico.
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