DestaquesPolítica

Wilson Santos assume pasta de Cidades

Eduardo Chilleto, exonerado na quarta-feira, será substituído pelo deputado Wilson Santos 

taques-e-wilsonA fim de mudar o tom de sua gestão, bem como contemplar os aliados que saíram derrotados do pleito de outubro deste ano, o governador Pedro Taques (PSDB) iniciou a reforma administrativa com mudanças no primeiro escalão estadual.

O primeiro a deixar o Executivo foi o secretário de Cidades Eduardo Chilleto. Ele foi exonerado do cargo no final da tarde da última quarta-feira (09). Em seu lugar assume o deputado estadual Wilson Santos (PSDB), com a missão de concluir as obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Além disso, também terá a missão de finalizar as obras do Rodoanel, iniciadas pela administração municipal quando o tucano comandava a cidade.

A confirmação do nome de Wilson Santos foi feita no final da tarde de ontem, após reunião no Paiaguás entre o parlamentar, o secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, e o governador Pedro Taques.

Wilson Santos disputou a eleição para prefeito de Cuiabá, mas foi derrotado por seu colega de Parlamento, o deputado estadual Emanuel Pinheiro (PMDB).

A Secretaria Adjunta de Cidades também deve sofrer alteração. Isto porque, o prefeito Mauro Mendes (PSB) pediu ao governador que acomodasse alguns de seus aliados no Palácio Paiaguás. Estão cotados para assumir o posto os secretários municipais Marcelo Padeiro e José Roberto Stopa.

Além deles, outros integrantes do Executivo municipal que podem fazer parte do staff de Taques são o ex-secretário de Governo de Cuiabá Beto Corrêa e os secretários Thiago França e José Rodrigues.

Devido à sua experiência à frente da Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá, França deve assumir o comando do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Rodrigues, por sua vez, deverá ficar com a Secretaria Adjunta de Trabalho e Assistência Social. Já Beto Corrêa ainda não teria uma acomodação definida.

Outro candidato derrotado que também deveria ser contemplado por Taques é o prefeito de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta (PSB). O socialista estava cotado para assumir a Secretaria de Meio Ambiente no lugar do vice-governador Carlos Fávaro.

Ele, entretanto, teria negado o convite. Diante disso, o governador optou por deixar Fávaro à frente da Pasta até o próximo ano.

Outra mudança que deverá ser promovida por Taques nos próximos dias é a ida do secretário do Gabinete de Comunicação (GCom), Jean Campos, para Brasília. Ele assumirá o escritório de representação do Estado. Ainda não se sabe quem ocupará seu lugar no Palácio Paiaguás.

Quem também deverá deixar o primeiro escalão estadual é o atual secretário de Trabalho e Assistência Social, Valdiney Antônio de Arruda.

A intenção de Taques com essas mudanças e dar um tom mais político à sua gestão e, consequentemente, melhorar a imagem de seu governo perante aos demais Poderes e a população em geral.

Por KAMILA ARRUDA
Da Reportagem – Diário de Cuiabá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *