DestaquesPolítica

Mendes comemora liderança enquanto Taques e Fagundes apostam em 2º turno

Em 1º lugar na pesquisa Gazeta Dados, o ex-prefeito de Cuiabá e candidato ao cargo de governador, Mauro Mendes (DEM), classifica como reconhecimento dos eleitores o fato de ter alcançado 52,17% dos votos válidos.

“Agradeço muito os apoiadores, os eleitores, isso nos dá muito mais vontade e energia para continuar trabalhando e pedindo voto até o dia 6 de outubro”, disse Mendes ao GD.

Mendes também disse que, caso consiga vencer no primeiro turno das eleições, como vem indicando o Gazeta Dados, será muito positivo para evitar “desgaste e custos”, e, com isso ganharia tempo para trabalhar.

“No dia seguinte à eleição vou estar fazendo a primeira reunião de trabalho para começar e preparar a transição”, explica.

“Se for essa a vontade de Deus e o povo de Mato Grosso para ganharmos no 1º turno, começo a trabalhar no dia 8 de outubro”, concluiu.

Já o senador Wellington Fagundes (PR), que disputa o governo pela oposição, se diz confiante que estará no 2º turno das eleições e que as pesquisas internas apontam para isso.

“O próprio Gazeta Dados mostra um número de indecisos muito grande. E só esses números já são suficientes para mudar o rumo das eleições”, disse.

Segundo o republicano, continuará trabalhando e pedindo votos até “o dia 7 às 18 horas, com a militância visitando as cidades, as pessoas para vencermos as eleições sim”.

Para Fagundes, o seu nome está se consolidando para que dispute o segundo turno contra Mauro Mendes. “E no 2º turno é um confronto direto de propostas e ideias. Estamos confiantes”, afirmou.

 Já o governador Pedro Taques (PSDB), que busca a reeleição, acredita que o Gazeta Dados aponta para um 2º turno e que ele tem “grande probabilidade de vitória”.

“Houve queda brusca na nossa rejeição e temos o maior potencial de voto entre os candidatos. Além disso, temos um percentual enorme de indecisos, brancos e nulos que somam 31%. Já estamos trabalhando no convencimento dessas pessoas”, disse.

Taques afirma que vem fazendo uma campanha limpa, propositiva e pautada na verdade. “Na hora de decidir, tenho fé que o cidadão escolha pela honestidade. Com humildade e muito trabalho vamos vencer essas eleições”, disse.

“Apesar de todos os ataques que sofremos nessa caminhada eleitoral e de todas as dificuldades que enfrentamos para manter de pé o nosso Estado, chegamos aqui fortes. Seguimos firmes trabalhando e estaremos no segundo turno”, pontua.

Se a eleição fosse hoje, o ex-prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (DEM), venceria em 1º turno a disputa pelo governo do Estado. Pesquisa Gazeta Dados, realizada entre os dias 28 e 30 de setembro, mostra o democrata com 52,17% dos votos válidos. Pela margem de erro, que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, teria entre 49,17% e 55,17%.

Mendes lidera seguido pelo governador Pedro Taques (PSDB) que, disputando a reeleição, conquistaria 24,65% dos votos válidos, que, pela margem de erro, varia entre 21,65% e 27,65%. Com 20,28%, Wellington Fagundes (PR) alcançaria de 17,28% e 23,28%. Moisés Franz (PSOL) e Arthur Nogueira (Rede) aparecem, ambos, com 1,45%, variando entre 0% e 4,45%.

Para chegar a estes números, a pesquisa considerou os resultados da sondagem estimulada, aquela em que é apresentada ao eleitor a lista com os nomes dos candidatos. Neste quesito, Mendes obteve 36% das intenções de votos, Taques atingiu 17%, Wellington 14%, enquanto Franz e Arthur ficaram com 1% cada um.

Segundo turno

O Gazeta Dados também simulou situações de um eventual segundo turno. Se os candidatos fossem Mauro Mendes e Pedro Taques, o democrata venceria com 43% dos votos, contra 21%. Do total de entrevistados, 14% votariam branco ou nulo e 22% não quiseram responder nesse cenário.

Na segunda possibilidade de pleito, entre Mendes e Wellington Fagundes, o democrata venceria com 40% das intenções de voto, enquanto o republicano ficaria com 21%. Nesta opção, 14% afirmam que votariam branco ou nulo e 25% não souberam ou não quiseram responder. Em um terceiro cenário, tendo Wellington disputando com Taques, o republicano venceria com 29% dos votos, contra 25% do tucano. Neste caso, 17% das pessoas votariam branco ou nulo e 29% não souberam ou não responderam.

Sobre a pesquisa

Margem de erro – 3%
Entrevistados – 1.080
Municípios – 66 municípios em 12 regiões
Data – 28 a 30 de setembro
Registro no TRE/MT – 01042/2018
Contratante – Grupo Gazeta de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *