Pescador fisga Pirarucu de 150 kg no rio Teles Pires em Alta Floresta
O pescador Valdenir Gasque, popular Dentinho, relata que quando fisgou o Pirarucu de 150 Kg, foi muito emocionante, porém um tanto assustador pela força que tinha, o peixe puxava o barco com muita facilidade, no momento estava com barco de madeira, mas teve ajuda como podem ver na foto.
Conheça um pouco desse peixe gigantesco:
Uns dos maiores e peixes de água doce do Brasil, pode medir 3 metros e chegar a 250 kg peixe geralmente da Bacia Amazônia, mais especificamente de águas calmas. Costuma viver em lagos e rios de águas claras e ligeiramente alcalinas com temperaturas que variam de 24 a 37 °C, não sendo encontrado em zona de fortes correntezas e águas ricas em sedimentos.
Peixe conhecido também como bacalhau da Amazônia, seu nome originou de dois termos tupis: pirã, “peixe” e urucum, “ vermelho”, devido sua à cor de sua calda.
Peixe enorme de cabeça achatada e ossificada, com um corpo alongado e escamoso. Possui dois aparelhos respiratórios, as brânquias, para respiração aquática e a bexiga natatória modificada, especializada para funcionar como pulmão no exercício da respiração aérea, obrigatória principalmente durante a seca, ocasião em que os peixes formam casais, procuram ambientes calmos e preparam seus ninhos, reproduzindo durante a enchente; é papel do macho proteger a prole por cerca de seis meses.
Os filhotes apresentam hábito gregário, e durante as primeiras semanas de vida, nadam sempre em torno da cabeça do pai, que os mantém próximos à superfície, facilitando-lhes o exercício da respiração aérea.
Fonte: altanoticias