Polícia

Sem ambulância, ciclista é socorrido em carroceria de carro em Diamantino

103451Um ciclista foi socorrido de forma improvisada após ser atingido por um carro, nesta quarta-feira (17) no centro da cidade de Diamantino, a 209 km de Cuiabá. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino, a vítima foi socorrida desse jeito porque a cidade estava sem ambulância para fazer o atendimento naquele horário. O acidente, segundo moradores, ocorreu perto da Praça Major Caetano Dias.

No vídeo a vítima é colocada numa maca e carregada com a ajuda de uma enfermeira e outras pessoas que presenciaram o acidente. O ciclista é imobilizado e acomodado na carroceria de um veículo. A enfermeira também sobe na carroceria e fica ao lado do rapaz que se acidentou.

Uma mulher entra na carroceria e ajuda a levar o paciente. Uma terceira pessoa também sobe na carroceria e se debruça para segurar a maca para que o ciclista não caia do veículo.

“Nós estamos com apenas uma ambulância na cidade. Um morador que passou com esse veículo viu o acidente e se solidarizou com a situação. A maca e a enfermeira são nossas, mas o carro foi emprestado naquela hora”, relatou ao G1 a secretária municipal de saúde, Adélia Maria dos Santos.

De acordo com a secretária, a cidade tem três ambulâncias: uma deu perda total e outra está sem uso porque o motor estragou. A única que funciona é usada somente para o transporte de pacientes para Cuiabá.

“Essa ambulância só é usada para levar os pacientes para fazer esses procedimentos mais complexos”, informou Adélia. Dois carros ficam à disposição da secretaria, porém, não são equipados nem adequados para o transporte correto de pessoas que sofrem acidente, como no caso desta quarta-feira.

Conforme a secretária, o ciclista foi levado para o Pronto Atendimento (PA) de Diamantino e de lá foi encaminhado em um carro do município para o Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC). Segundo Adélia, o paciente teve uma fratura, passou por uma tomografia e já recebeu alta hospitalar.

Atendimento
Em maio o hospital São João Batista suspendeu todas as cirurgias eletivas e internações por falta de médicos. Naquela ocasião os atendimentos deixaram de ser feitos devido a falta de repasse de verba do governo estado. Alguns profissionais pediram demissão e outros paralisaram as atividades devido os salários atrasados.

No entanto, a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (MT) informou que enviou, no final de abril, o repasse que estava atrasado. O municípo recebeu quase R$ 3 milhões referente à verbas atrasadas de janeiro a abril de 2015, além de repasses atrasados de 2014.

A SES-MT informou que está trabalhando para a renovação do convênio no hospital, que deve ser publicado até o fim de junho. Assim que for firmado, o pagamento do mês de maio será feito.

Sobre as ambulâncias, a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino informou que vai fazer o reparo dos veículos que estão danificados e aguarda a chegada de duas novas ambulâncias para atender a cidade. o município disse que conseguiu contratar mais médicos e tenta reestabelecer o atendimento no Hospital São João Batista.

Arenapolisnews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *