Alunos de Barra do Bugres representarão o Brasil em feira de Ciências e Tecnologia
O município de Barra do Bugres foi escolhido para representar o Brasil na cidade de Trujillo no Peru, através dos alunos Déborah Diogo Guedes, 16 anos, e Davi Bezerra Freire de Araújo, 18 anos, além da orientadora a professora Laura Ferreira de Amorim da Escola Estadual Alfredo José da Silva, de Barra do Bugres com o projeto “Índices de Desperdício de Alimentos na Residência dos Alunos”.
A escolha do projeto barrabugrense foi durante a Feira Internacional de Ciências e Tecnologia – MOSTRATEC realizado em Novo Hamburgo Rio Grande do Sul. Onde contou com a participação de adolescentes e cientistas de 20 países e de todos os estados brasileiros. “O que era apenas um trabalho qualquer de sala de aula tem tomado uma dimensão expressiva, isso nos leva a esforçar ainda mais para alcançarmos o nossos objetivos”. Disse Deborah ao falar sobre o reconhecimento da pesquisa
A finalidade do projeto é de evitar o desperdício alimentar nas residências dos alunos e informar a necessidade de mudança de habito dos alunos. “Esse projeto é muito importante para o entendimento dos dados a ser considerados e principalmente a obrigação de ser colocado em pratica desde o inicio da vida escolar até o ultimo dia de aula dos alunos,” Disse Deborah reconhecendo que diminuir as taxas de desperdício não é tarefa fácil. O desafio, no entanto, parte principalmente das pesquisas que são elaboradas nas escolas e devem ser adaptadas para a realidade de cada residência.
Sobre a Feira Internacional de Ciências e Tecnologia – MOSTRATEC, ela disse que foi pega de surpresa quando anunciou o nome do projeto e quando foi convidada a receber a inscrição para representar o Brasil em Peru “Eu estava ajeitando a bandeira de Mato Grosso na bolsa e foi quando me chamaram para receber a premiação, ae já peguei a bandeira e olhei para o lado avistei a professora chorando de emoção” disse Deborah Diogo Guedes agradecendo a sua professora Laura Amorim que sempre acreditou e dedicou no projeto “Ela viajou no sacrifício, porque vem recente de uma cirurgia na coluna, é muita força de vontade e dedicação nesse trabalho” destacou a aluna
Sobre a novidade do projeto, um aplicativo de celular desenvolvido com o objetivo de mapear o desperdício da merenda escolar, aluna Deborah disse que estará junto com Davi seu companheiro de sala de aula realizando algumas alterações sugeridas pela banca avaliadora da Mostratec.