Área nobre é alvo de assaltos; casos aumentam 93% em Cuiabá
O índice de roubos em Cuiabá tem aumentado ao longo dos últimos dois anos. De 2013 a 2015, o número de ocorrências cresceu 93%.
Segundo estatíticas da Polícia Civil, até agosto de 2015, foram registrados 5.305 assaltos na Capital, enquanto que, no mesmo período de 2013, o número foi de 2.746 ocorrências. Já no ano de 2014, foram registrados 3.850 roubos.
Apenas neste final de semana, a Polícia Militar atendeu três ocorrências de assalto em estabelecimentos comerciais na região do bairro Goiabeiras, área nobre da Capital.
O primeiro assalto ocorreu no sábado de manhã (03), por volta das 8h30, na Padaria Sorella, na Rua Brigadeiro Eduardo Gomes, Praça Popular. Conforme a Polícia, dois homens armados invadiram o local e roubaram todo o dinheiro do caixa.
Eles também levaram pertences de alguns clientes que estavam no estabelecimento. A padaria ainda não soube informar o valor levado pelos assaltantes.
Ainda no sábado, por volta das 23h, outros três suspeitos invadiram o Restaurante Ruffino, na Avenida Lava Pés e roubaram vários clientes.
Eles fugiram levando bolsas, celulares e outros pertences.
Já na madrugada de domingo (4), dois clientes que saíam do Bar Edgare, na Rua Traçaia – próximo à Arena Pantanal – também tiveram seus pertences roubados por assaltantes.
Nos três casos, policiais militares foram acionados, fizeram rondas, mas não conseguiram localizar os suspeitos.
O tenente Duarte, do 10° Batalhão da Capital – responsável pelo atendimento das três ocorrências – não descarta que os assaltos foram cometidos pelos mesmos suspeitos.
Ele informou ao MidiaNews que, agora, os casos serão investigados pela Polícia Civil e que as imagens das câmeras de segurança devem ser requisitadas.
“As câmeras de segurança dos estabelecimentos poderão auxiliar na identificação dos criminosos”, afirmou.
Outro lado
Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Segurança Pública reconheceu o aumento dos roubos na Capital.
No entanto, alegou que tem trabalhado no sentido de diminuir a criminalidade na Capital, citando, por exemplo, a inclusão de 3.490 policiais Civis, Militares e bombeiros, em nove meses.
Declarou ainda, que está realizando, desde a primeira quinzena deste mês, a Operação Impacto 3, com foco em coibir os crimes de roubo, furto e homicídios, em Cuiabá e Várzea Grande.
Veja a nota na íntegra:
“A Secretaria de Segurança Pública reconhece o aumento expressivo nas ocorrências de roubos em Cuiabá. A Sesp está dando uma injeção de ânimo na Segurança, com o aumento do orçamento de 80 milhões (previstos para 2015) para 270 milhões, fato histórico na Segurança no Estado, que já está refletindo na vida do policial e do cidadão.
Colocamos, em 9 meses de gestão, mais 3.490 policiais Civis, Militares e bombeiros nos nossos quadros funcionais, o que, desde o último mês de setembro, já está nos possibilitando trabalhar com mais policiais nas ruas e, consequentemente, o reflexo deve ser a redução dos roubos na Capital. Somente nas ruas de Cuiabá e Várzea Grande, são 280 policiais a mais, um aumento de 62% no efetivo operacional diário nas duas maiores cidades de Mato Grosso.
Estamos investindo no policial com novos equipamentos, armamento e viaturas que foram entregues, devolvendo sua autoestima e dando condições para que ele possa trabalhar com eficiência.
Entendendo que o crime de roubo está entre os enfrentamentos prioritários da Segurança Pública, criamos o Grupo de Trabalho de Roubo, que reúne as instituições Polícia Militar e Polícia Civil, na busca de ações estratégicas e direcionadas para a repressão desse crime, além da elucidação do crime em tempo mais célere. O planejamento do GT Roubo é baseado nas análises estatísticas e criminais para que as ações e operações aconteçam realmente onde os problemas acontecem.
A Segurança Pública também está realizando, desde a primeira quinzena deste mês, a Operação Impacto 3, com foco em coibir os crimes de roubo, furto e homicídios. Com a inclusão do efetivo do concurso na Polícia Civil, reforçamos a Delegacia Especializadas de Roubos e Furtos de Cuiabá com mais policiais com o objetivo de agilizar as investigações e o cumprimento dos mandados de prisão de roubos e furtos.
A Sesp reforça ainda que as ações de Segurança Pública tem reflexo a médio e longo prazo para se começar a perceber resultados.
Mídia News