DestaquesPolítica

Esposa de ex-vereador e ex-secretário de VG são presos por desvios na AL e TCE

Gaeco cumpre 11 mandados de prisão nesta terça-feira em Mato Grosso

86cb34caead5bfd7b8a519269f610dc1Karinny Muzzi, esposa do ex-vereador de Cuiabá, Paulo Sérgio Serafim de Oliveira, conhecido como “Paulinho Brother, e o ex-secretário de Administração de Várzea Grande nas gestões de Tião da Zaeli e Walace Guimarães, Marcos José da Silva, estão entre os presos na “Operação Convescote”, deflagrada nesta terça-feira pelo Gaeco (Grupo de Atuação Eespecial Contra o Crime Organizado). Ambos são servidores do Tribunal de Contas do Estado.

A Faespe confirmou que um servidor também foi preso, porém não informou o nome. Dois servidores da Assembleia Legislativa, que seriam assessores dos deputados Guilherme Maluf (PSDB) e Ondanir Bortolini (PSD), também estariam entre os detidos.

O alvo da Operação Convescote é a “consultoria fantasma” prestada pela Faespe (Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual), que é vinculada a Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso) à Assembleia Legislativa.

De acordo com as informações, durante vários meses, o Gaeco monitorou a movimentação dos investigados na operação. Teriam sido flagradas retiradas de dinheiro, que foram entregues aos envolvidos em reuniões em restaurantes e lanchonetes.

São 11 mandados de prisão preventiva nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande e Cáceres. Ainda são cumpridos quatro conduções coercitivas, além de 16 mandados de busca e apreensão.

Todos alvos da operação irão responder pelos crimes de organização criminosa, peculato, lavagem de dinheiro e corrupção ativa. Os alvos da operação são servidores do TCE, Judiciário, funcionários da Faespe e empresários, cujos nomes ainda não foram divulgados.

PORTE ILEGAL

Durante cumprimento do mandado contra sua esposa, o ex-vereador Paulinho Brother acabou sendo detido por porte ilegal de arma. Ele foi levado ao Gaeco e será autuado em flagrante pelo crime.

O ex-vereador ainda será encaminhado a uma audiência de custódia que definirá as medidas a serem tomadas.

O NOME DA OPERAÇÃO

O nome da operação é Convescote, que em francês significa piquenique. “Um convescote ou piquenique (do francês pique-nique) é uma atividade de entretenimento que consiste na realização de uma refeição ao ar livre, como um lanche ou almoço. O termo está associado à uma atividade idílica, simples ou mesmo romântica. Geralmente os lugares escolhidos são campos, florestas e Parques, para usufruir do contato com a natureza e a vida selvagem. É uma prática muito difundida na América do Norte, Europa, Oceania e Japão”, diz o Wikipédia.

Fonte: Folhamax

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *