Destaques

Governo do Estado decreta intervenção no Hospital Regional

hospital de sorrisoO governador do Estado de Mato Grosso, Pedro Taques, decretou intervenção no Hospital Regional de Sorriso, administrado atualmente pela Organização Social de Saúde (OSS) Instituto de Nacional Desenvolvimento Social e Humano (INDHS). Relatórios de auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e de documentos da Ouvidoria e do Ministério Público Estadual constataram que a gestão da unidade vinha sendo realizada de forma inadequada.

O decreto de n° 118, que determina a intervenção, foi publicado no Diário Oficial do Estado que circula nesta terça-feira (09.06). Como interventora foi nomeada a servidora pública da Secretaria de Estado de Saúde, Rejane Potrich Zen.

O Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), considerou que as denúncias e situações encontradas na gestão feita pela OSS implicam, isoladamente ou em conjunto, em iminentes riscos quanto à regularidade do gerenciamento ou descumprimento das obrigações assumidas no Contrato de Gestão, tanto é que os relatórios apontaram que o contratado descumpriu as cláusulas do contrato de gestão.

A intervenção se dará mediante a ocupação do imóvel, bens móveis, equipamentos e utensílios e recursos humanos, ou quaisquer outros bens ou utilidades necessárias ao seu funcionamento, na recuperação e regularidade do gerenciamento da unidade hospitalar.

O prazo da intervenção é de até 360 dias e tem como objetivo recuperar a regularidade do gerenciamento do Hospital Regional de Sorriso, e efetivar as obrigações que não foram cumpridas pela OSS. Durante o período será apurada a responsabilidade pelas causas que determinaram a intervenção.

Após 30 dias da publicação do decreto será instaurado procedimento administrativo para comprovar as causas determinantes da medida de intervenção e apurar responsabilidades, assegurando o direito de contraditório pleno e ampla defesa da OSS.

Assessoria SES/MT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *