Barra do Bugres - MT, 13 de dezembro de 2017
 
 
 
MT deve receber investimento de R$ 6 milhões para aumentar produção de café

Publicado em 5 de dezembro de 2017 as 10:00

Mudas de café geneticamente modificadas devem ser distribuídas para produtores para aumentar a produção. Atualmente, são quase 6 sacas por hectare e a expectativa é elevar esse número para 40.

6O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou investimento de R$ 6 milhões para a produção de café em Mato Grosso, nos próximos dois anos. Mudas de café geneticamente modificadas devem ser utilizadas nas lavouras para alavancar a quantidade de sacas colhidas.

De acordo com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, o investimento faz parte do projeto ProCafé, desenvolvimento em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). “Entramos com esse reforço financeiro e de transferência de tecnologia para a região”, disse.

O diretor de Desenvolvimento de Cadeias Produtivas do órgão, Pedro Neto, explicou que o objetivo é oferecer aos agricultores pacotes, com mudas de café, e tipos variados de sementes, além da capacitação dos funcionários e técnicos locais.

“Queremos fornecer pacotes para esses funcionários, além de repassar mudas e sementes para o plantio”, contou.

Os pesquisadores devem utilizar mudas de café geneticamente modificadas, de acordo com o diretor da Embrapa, Alaerto Marcolan. “Esse tipo de café iria produzir cerca de 40 sacas por hectare e hoje a média é de 5,8, o que é muito mais do que um café normal”, avaliou.

Atualmente, a produção de café no estado corresponde a menos de 0,2% do total do país. Mas o potencial de Mato Grosso para o desenvolvimento dessa cultura alimenta as expectativas de quem investe na produção de café.

A produção de café no estado é de quase seis sacas por hectare, mas os pesquisadores apontam que existe muito potencial para aumentar esse número, tendo Rondônia como exemplo, já que possuem solo e condições climáticas semelhantes.

Em Brasília, o assunto foi discutido com prefeitos da região noroeste do estado. “Em Cotriguaçú, tem aproximadamente 500 produtores de café, da agricultura familiar e de assentamentos”, afirmou o prefeito do município, Jair Klasner (PSB). Cotriguaçú fica a 920 km de Cuiabá.

Fonte: G1 – MT

  Oferecimento
  Redes Sociais
  Oferecimento
Arara
  Opine
Nenhuma enquete cadastrada.
  Vídeos
     
 
 
NOTÍCIAS

POLÍCIA
DESTAQUES
POLÍTICA
ESPORTES
VARIEDADES
OPINIÃO
VÍDEOS
EXPEDIENTE

ANUNCIE
CONTATO
FRANQUIA
QUEM SOMOS
NA MIRA DA LEI

TODOS OS DIREITOS
RESERVADOS
2009 - 2014