DestaquesPolítica

Neurilan Fraga propõe a criação da AMM Governança Digital

A chapa 2 “União: Municípios Fortes”, encabeçada pelo presidente da Associação Mato-grossenses dos Municípios, Neurilan Fraga, divulgou nesta semana, as propostas de trabalho para o próximo mandato na AMM. Estruturada em três eixos, o objetivo das diretrizes é ampliar a linha de serviços oferecidos, bem como inserir a instituição no meio digital no próximo Triênio 2024/2026.

O primeiro eixo, de “Representação Institucional e Política”, propões sobre a participação ativa da AMM em todos os movimentos, discussões estaduais e nacionais de interesse dos municípios. Também, o fortalecimento e ampliação das parcerias com os demais Poderes Públicos Estadual e Federal, além da capacitação dos servidores dos municípios e continuar a participação ativa nas discussões tanto na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, como no Congresso Nacional, entre elas a Proposta de Emenda Constitucional 25 e Reforma Tributária. “Manteremos a AMM com voz ativa nas discussões e deliberações de pautas municipalistas, por meio da Confederação Nacional dos Municípios (CMN), com atuação forte no Conselho Político”, aponta Neurilan Fraga, que já atua como membro conselheiro político da instituição nacional.

Já a “Prestação de serviços: economicidade e eficiência”, que faz parte do segundo eixo, propõe a criação da AMM Governança Digital, a criação do BIG DATA/ A ideia é a criação de um banco de dados digital com mais de 200 indicadores econômicos, fiscais, sociais, geográficos e outras informações não estruturadas de todas as cidades mato-grossenses. Ainda implantar uma plataforma digital de pesquisas para captação das expectativas, prioridades e urgências dos prefeitos.

Além disso, prevê a criação de uma plataforma digital de cursos EAD para capacitação e atualização técnica dos servidores municipais. “Queremos melhorar ainda mais os serviços já oferecidos às prefeituras municipais, então vamos ampliar um dos setores mais demandados que é o de levantamentos iniciais de estruturas para os municípios”, afirma Fraga. A proposta também destaca o desenvolvimento de um banco de Imagens aéreas georreferenciadas dos 141 os municípios.

Em relação aos servidores e colaboradores da AMM, Neurilan pretende aumentar o calendário de cursos e capacitação, em consonância com o programa de valorização dos servidores já existente na entidade. “Vamos, também, ampliar a capacitação das equipes técnicas das prefeituras, com objetivo de garantir recursos públicos disponíveis por meio de programas, projetos, emendas, editais e chamamentos”, explica.

Já o terceiro eixo “Desenvolvimento econômico e social”, propõe-se criar uma Coordenação Estratégica de Desenvolvimento Sustentável, com a finalidade de trabalhar junto aos Consórcios mato-grossenses e outras entidades, para fomentar políticas públicas, visando o desenvolvimento socioeconômico dos municípios. “Queremos incentivar o levantamento dos municípios de economia exaurida de Mato Grosso para buscar junto aos Poderes, a criação e implantação de políticas públicas de desenvolvimento econômico para eles. Além de promover a participação ativa da AMM em todos os movimentos e discussões estaduais e nacionais de interesse dos municípios”, finaliza o presidente da AMM, Neurilan Fraga.

Fonte: odocumento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *