DestaquesPolítica

Ságuas participa da entrega de títulos urbanos e rurais a moradores de Capão Verde em Alto Paraguai

20160506_101646 O distrito de Capão Verde no município de Alto Paraguai recebeu nesta sexta-feira (06.05)IMG_2426 a visita do deputado federal Ságuas Moraes (PT), do prefeito Adair José Moreira e de representantes do governo federal em Mato Grosso. As autoridades promoveram a entrega aos moradores de títulos de propriedade dos lotes da área urbana. Alguns títulos rurais também foram entregues. Mais de 150 pessoas participaram da solenidade.

Na ocasião o deputado e o prefeito junto com o representante do Terra Legal em Mato Grosso, Dieter Metzner; o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Nelson Borges; o superintendente de Patrimônio da União (SPU), Wilmar Schrader; e o superintendente do Incra-MT, Valdir Barranco discutiram com a comunidade a implementação do acordo de reparação pela morte de Henrique José Trindade.

20160506_101959Henrique Trindade foi assassinado em 1982 por agentes do Estado de Mato Grosso, quando lutava pela posse da terra onde atualmente se localiza a comunidade de Capão Verde. Em função da falta de resolução do caso e da impunidade dos autores do homicídio, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA), com sede no Estados Unidos abriu processo de julgamento. Em acordo de solução amistosa ficou definido que os governos do Brasil e de Mato Grosso devem indenizar os familiares e repararem os danos à comunidade. O processo de indenização está em tramitação na Assembleia Legislativa.

Entre os reparos definidos pela CIDH está um pedido público de desculpas por parte da União e Estado. Também houve a mudança do nome da Escola Estadual da comunidade de Brigadeiro Eduardo Gomes, para Henrique José Trindade. A Escola ainda foi reformada e ampliada. A obra foi licitada na gestão do então secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes e foi concluída no final do ano passado.

20160506_124520Outra ação realizada na gestão de Ságuas na Seduc foi o envio de ônibus escolares para o atendimento de 100% do distrito. Já no mandato de deputado, o petista em conjunto com o prefeito Adair deu início a negociação com o reitor José Bispo, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), e o Ministério da Educação (MEC) para a criação de uma turma especial do curso de Agronomia, que beneficiará os estudantes locais.

Da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *